Sites Grátis no Comunidades.net

Rating: 3.2/5 (13 votos)

ONLINE
1





 
O Canto na Sagrada Liturgia

Os Cantos na Missa

Vamos tentar esclarecer juntos o máximo possível das dúvidas que encontramos sobre o que se deve ou não cantar na missa. Vamos ver todos os momentos onde existem cantos na Santa Celebração Eucarística.

 

Entrada - Este deve ser um canto de procissão do celebrante até o altar, que estimule a assembléia a participar da celebração com alegria e sentir que não só o sacerdote sobe ao altar, mas Deus que toma conta de toda a Igreja e deve terminar assim que o celebrante estiver pronto para a saudação inicial. Fiquem atentos!

 

Sinal da Cruz - Não se deve cantar o Sinal da Cruz. Quando o cantamos cometemos dois erros graves: 1º - A Saudação compete ao Sacerdote, e nós devemos responder "Amém". 2º - A letra geralmente cantada nos leva a uma heresia, pois ao dizer "Em nome" de cada uma das pessoas divinas, isso pode dar margem ao triteísmo, ou seja, à compreensão de que são três deuses.

Geralmente cantamos o Sinal da Cruz por pedido do Sacerdote. Por tanto cabe a nós, ministros de música, conversar com o Sacerdote antes da Missa. Contudo se o Sacerdote insistir em cantar devemos ser submissos e obedecer.

 

Ato penitencial - Este canto deve ser breve, não demorado. Deve haver o molde: SENHOR TENDE PIEDADE DE NÓS! CRISTO TENDE PIEDADE DE NÓS! SENHOR TENDE PIEDADE DE NÓS!

Ex: Senhor, que vieste salvar, os corações arrependidos!

PIEDADE, PIEDADE, PIEDADE DE NÓS!

Ó Cristo que vieste chamar os pecadores humilhados!

Senhor que intercedeis por nós junto a Deus Pai que nos perdoa!

 

O correto é que ele seja cantado após a Assembléia rezar: "CONFESSO A DEUS TODO PODEROSO..." (o que geralmente não acontece nas celebrações)

 

Glória - O Glória, é um canto cristológico, não trinitário. É um canto que os anjos cantaram dando glória a Deus pelo nascimento de Cristo. Nunca deve ser substituido por um HINO DE LOUVOR, do tipo: GLORIA! GLORIA! AO PAI O CRIADOR, AO FILHO REDENTOR E AO ESPIRITO, GLORIA!

Deve conter a fórmula litúrgica. Por exemplo:

 

Glória a Deus nas Alturas

e Paz na Terra aos homens por Ele amados.

Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai, Todo-poderoso,

nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos,

nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos,

nós Vos damos graças por Vossa imensa glória.

Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito,

Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai,

Vós que tirais o pecado do mundo,

tende piedade de nós.

Vós que tirais o pecado do mundo,

acolhei a nossa súplica

Vós que estais à direita do Pai,

tende piedade de nós.

Só Vós sois o Santo. Só Vós o Senhor.

Só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo,

com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém!

 

ou

 

Glória a Deus nos altos céus, paz na terra a seus amados

Deus e Pai nos vos louvamos, adoramos, bendizemos.

Damos glória ao Vosso Nome, Vossos dons agradecemos!

Senhor, Nosso Jesus Cristo Unigênito do Pai

Vós de Deus Cordeiro Santo, nossas culpas perdoai!

Vós que estai junto do Pai, como nosso Intercessor.

Acolhei nossos pedidos, atendei nosso clamor!

Vós somente sois o Santo, o Altíssimo Senhor.

Com o Espírito Divino, de Deus Pai no esplendor!

 

Podendo ser acrescido de um refrão.

 

Salmo - O salmo é a resposta da primeira leitura, nunca poderá ser substituido por outro canto. Seria melhor que fosse sempre cantado, se não for possivel pode ser rezado. É proclamado pelo salmista no Ambão, com o refrão cantado pelo povo.

 

Canto de Aclamação - Deve ser cantado com alegria e entusiasmo, cantando o ALELUIA (quando o tempo litúrgico permitir) com entonação, e as estrofes são frases tiradas do evangelho a ser proclamado.

 

Canto das oferendas - e não do ofertório, pois o verdadeiro ofertório da Missa se encontra inserido na Oração Eucarística, após a consagração, quando o próprio Cristo é oferecido ao Pai, - acompanha a procissão das oferendas e se prolonga pelo menos até que tenham sido postas sobre o altar. Pede-se, portanto, que o canto seja mais para bendizer do que para ofertar. Ex.: Bendito seja o nome do Senhor agora e sempre e por toda a eternidade.

 

Santo - Este é um dos cantos mais importantes da missa, pois exalta a santidade do nosso Deus e relembra "aquele domingo" quando Jesus era recebido com louvores, palmas, cantos e ramos em Jerusalém e gritos de "HOSANA AO FILHO DE DAVI!". Não deve ser substituido por outro canto, ele deve conter a formula que o Missal Romano nos apresenta:

- SANTO, SANTO, SANTO SENHOR DEUS DO UNIVERSO, O CÉU E A TERRA PROCLAMAM A VOSSA GLÓRIA, HOSANA NAS ALTURAS! BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR, HOSANA NAS ALTURAS!

 

Amém - Vem após a doxologia que só é rezada pelo celebrante (muitas pessoas acham, erradamente, que é bonito rezar com o padre!) e deve ser bastante animado ao som de todos os instrumentos, cantado por toda a assembléia.

 

Paz - Não se canta nenhum canto neste momento. A paz deve ser desejada apenas a pessoa a sua direita e esquerda, simbolizando todos os irmãos, e não cumprimentar a Igreja inteira como geralmente tentam fazer... Isso pode ser feito após a missa.

 

Cordeiro de Deus - O Cordeiro de Deus deve ser cantado como um findo suave de reverência e respeito. Também deve-se obedecer a fómula do Missal Romano:

CORDEIRO DE DEUS QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO TENDE PIEDADE DE NÓS

CORDEIRO DE DEUS QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO TENDE PIEDADE DE NÓS

CORDEIRO DE DEUS QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO DAI-NOS A PAZ.

 

Comunhão - Este canto deve ser cantado por toda comunidade, devendo conter na sua letra frases sobre o Jesus Eucarístico. Lembrando que Comunhão é diferente de Eucaristia.

Por tanto é anti-litúrgico cantar "Maria de Deus Senhora da Paz" na comunhão. Embora sua letra contenha a palavra "comunhão", ela está no sentido de "Comum União" com os irmãos, não com o Cristo Eucarístico. Por tanto não deve ser cantada nesse momento da missa.

 

Final - Este é o canto mais livre da Missa, podendo ser escolhido qualquer canto CATÓLICO de preferência relacionado com o Evangelho do dia enquanto os participantes aguardam o Presidente da Celebração se retirar e depois se cumprimentam.

 

Esperamoa que juntos possamos compreender um pouco mais sobre o sentido do canto na Sagrada Liturgia!!!


Fontes de Pesquisa: CIC, Missal Romano e CNBB.


Voltar